Fenômeno climático atingiu cidades da região Sul e dos estados de São Paulo e Minas Gerais; veja o que fazer caso seu automóvel tenha sido, ou venha a ser, alvo dos cristais de gelo
Uma massa de ar polar bastante seca derrubou temperaturas na região Sul e em cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Com isso, municípios em áreas mais altas acordaram cobertos por cristais de gelo. O editor deste Autos Segredos, o Marlos Ney Vidal, estava em uma dessas localidades e teve a ideia dessa pauta. Isso ao ver, pela manhã, que o carro de teste com o qual ele estava havia sido atingido pela geada.
A reportagem entrou em contato, então, com o engenheiro mecânico Renato os, que tirou algumas dúvidas sobre cuidados que o dono do automóvel deve ter nesses dias de frio intenso. Fizemos algumas perguntas para ele acerca do que fazer caso seu carro tenha sido, ou venha a ser, alvo de geada e, por conseguinte, daquela “friaca das brabas”. Dê uma conferida abaixo no nosso pingue-pongue.
Frio intenso e geada: tirando dúvidas sobre os cuidados com o carro
Autos Segredos: Quais cuidados ter com o carro se ele estiver em vaga a céu aberto? A manta ajuda, de fato, a proteger o veículo? Devo ficar atento na hora de escolher a manta para meu carro?
Renato os: Ajuda sim, uma vez que a longo prazo a pintura pode sofrer com a ação do gelo. Entretanto, o problema maior é em dias quentes: daí, uma capa que permita um quê de ventilação é mais indicada, servindo para os extremos térmicos.
Autos Segredos: Há alguma coisa que possa ser feita de forma a evitar a formação de gelo ao menos nos vidros?
Renato os: A não ser cobrir o vidro com algo que facilite a retirada a posterior, não. Tanto que é um problema comum no inverno europeu e no norte-americano.

Autos Segredos: Pode-se jogar água quente para remover os cristais de gelo?
Renato os: De forma alguma! É como colocar um copo gelado dentro de água quente: quebra ou trinca imediata. A água, nesse caso, deve ser morna no máximo.
AS: É o gelo o grande responsável por estragar a pintura do carro? O que posso fazer para evitar que a pintura sofra em períodos de geada?
RP: Existem também outras práticas e omissões que danificam mais a pintura do que o gelo. Mas ele não deve ser descartado como elemento danoso. Desta forma, para além de cobrir o carro, realizar um polimento e/ou aplicação de ceras protetoras na lataria é uma boa pedida.
AS: Carros com tanquinho demoram mais a pegar quando está frio? O que posso fazer para não ter problemas em dias frios?
RP: Frente àqueles mais modernos com pré-aquecimento da linha de combustível, o anacrônico tanquinho é sim menos efetivo. Para reduzir o risco de ficar na mão nesse cenário, é necessário abastecer com gasolina de qualidade nessa situação.
LEIA TAMBÉM:
- COMO FUNCIONA O CONTROLE DE ESTABILIDADE
- ÓRIOS AUTOMOTIVOS: SEJA ORIGINAL
- SAIBA QUAIS SÃO OS VILÕES DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
- COMO LIMPAR OS BANCOS DE COURO DO CARRO
- ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO: QUANDO FAZER?
- LUBRIFICANTES DO CARRO: SAIBA A HORA DE TROCAR CADA UM
- COMO FAZER OS FREIOS DO CARRO DURAREM MAIS
AS: Vou sair com meu carro pela manhã após uma noite de geada. Que cuidados devo ter ao volante?
RP: Acima de tudo, entender que os sistemas veiculares estão distante de suas respectivas temperaturas de trabalho – nesse cenário, o desgaste mecânico tende a ser majorado até que o carro atinja suas temperaturas ideais nos respectivos sistemas.
Além disso, a presença de gelo nas vias é fator de risco por promover a perda de controle do automóvel de forma repentina.
AS: Ligar o ar-condicionado em dias de frio intenso realmente ajuda?
RP: Sim! O sistema em questão, durante o aquecimento, retira a umidade que pode causar embaçamento e coloca em risco a segurança veicular.

AS: Devo ficar atento à calibragem dos pneus em dias mais frios? Por quê?
RP: Sim. Da mesma forma que os gases se expandem em alta temperatura, eles contraem em situação inversa. Desta maneira, a calibração dos pneus deve ser feita com os pneus não tão quentes mas não tão frios para que aquela indicação da pressão ideal corresponda ao cenário para qual ela foi idealizada.