/* */
InícioMarcasRenaultRenault testa seu SUV médio (Projeto R 1312) no Brasil e na...

Renault testa seu SUV médio (Projeto R 1312) no Brasil e na Argentina

- publicidade -
- publicidade -

SUV será fabricado no Brasil a partir de 2025, sendo construído sobre a plataforma RGMP do Kardian

A Renault inicia os testes de rodagem com seu SUV médio que será produzido em São José dos Pinhais (PR). As mulas rodam na Argentina desde de o começo de outubro e na semana ada, o leitor Nilo Nunes avistou um protótipo rodando em São José dos Pinhais (PR), mas infelizmente não conseguiu o registro.

Chamado de Projeto R 1312, o novo SUV médio da Renault roda em testes com a mesma lógica do Kardian que rodou bastante num primeiro momento usando protótipos do Dacia Stepway.

Assim como o irmão, o SUV médio da marca sa usa mulas testes o novo Dacia Duster, os protótipos lembram bem o conceito Dacia Bigster, que aliás dá a letra do visual do inédito SUV.

O novo SUV médio da Renault, conhecido por ora como Projeto R 1312, terá dimensões bem avantajadas.

Ele terá a mesma plataforma RGMP do Kardian que segundo a Renault por ser modular pode dar origem a modelos dos segmentos B, C e LCV.

A Renault Group Modular Platform (RGMP) permite modelos com entre-eixos entre 2,60 metros e 2,95 m. 

Ela tem seção dianteira fixa, mas ela permite quatro medidas de entre-eixos, curto, médio, longo e extra longo. O aumento da distância se dá pouco depois da fixação dos bancos dianteiros. 

Além das quatro medidas de entre-eixos, a plataforma RGMP pode ter três configurações na parte traseira, assim ela pode dar origem a modelos com 4 metros de comprimento até 5 m. Até mesmo a largura de bitola pode mudar, ficando entre 1,53 a 1,6 m.

Em termos visuais, o novo SUV médio da Renault terá carroceria como o novo Dacia Duster e também do conceito Bigster. O conceito Niagara exibido em 2023, dá dicas do visual do SUV, com seu conjunto de faróis dianteiros e também com as lanternas traseiras.

Motores do novo SUV médio da Renault

A Renault já confirmou que o SUV terá sistema híbrido no Brasil. O mais provável é um sistema híbrido (MHEV) leve de 48 volts associado ao motor 1.3 TCe Turbo Flex que será nacionalizado. A outra opção híbrido convencional (HEV) que tem como base o atual motor 1.6 SCe. 

No mercado europeu, o motor 1.6 SCe opera em ciclo Atkinson rendendo potência de 91 cv e torque de 14,7 kgfm, mas ele trabalha junto com um elétrico de tração que rende 69 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, rendendo potência combinada de 143 cv. Lá ele só bebe gasolina, por aqui, por ser flex, os números seriam um pouco maiores.

Concorrentes do novo SUV da Renault

O SUV médio da Renault chegará ao mercado para encarar o Jeep Com, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Haval H6, BYD Song Plus e Chevrolet Equinox.

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

(*) Texto alterado às 10h31 do dia 20 de novembro para atualizações de informações.

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nosso primeiro contato com a Ford F-150 Lariat Black 2025:

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -