Ford Ranger Limited 3.2 evolui e traz itens de segurança, como detector de pedestre e frenagem autônoma. Suspensão teve alterações, e há muitos equipamentos de conforto. Leia o teste

Por Paulo Eduardo
A caminhonete média da Ford evolui em segurança no modelo 2020. Ranger Limited é a versão mais sofisticada, está equipada com detector de pedestre e frenagem autônoma, atuando entre 5 km/h e 80 km/h; sistema de permanência na faixa; farol alto automático, que evita ofuscar motorista do veículo à frente ou em sentido contrário; controle de velocidade automático; alerta de colisão e controle adaptativo de carga. São sete airbags, incluindo de joelho para o motorista. Controle de tração e de estabilidade com sistema anticapotamento, que atua no motor e freios para garantir o comportamento dinâmico.

A nova grade frontal é mais horizontal, tem duas barras paralelas, e faróis de xenônio no facho baixo iluminam muito bem. Há regulagem elétrica de altura do facho. Ford não dispensou cromados na grade, faróis, retrovisores e no para-choque traseiro. Abertura da porta por aproximação e partida por comando no .

Acabamento agrada
Acabamento, encaixes e arremates benfeitos com plástico duro de aparência convincente no e nos forros de porta. Bancos dianteiros mais ergonômicos com assentos que apoiam as pernas. Traseiro também é bom. o fácil ao interior. Comandos bem posicionados, exceto comandos dos vidros recuados. Retrovisores grandes e câmera de ré com boa definição. Quadro de instrumentos digital com várias configurações é bem intuitivo. Coluna de direção tem somente regulagem de altura. Volante tem muitos comandos, que complica o uso, mas revestido corretamente com material rugoso. Porta-luvas sem iluminação.
Tampa bem leve da caçamba, que é iluminada, tem travamento elétrico. Grande santantônio protege a cabine no transporte de carga comprida. Revestimento de qualidade na caçamba, que tem quatro ganchos para amarrar a carga. Carga fica exposta na caçamba por não ter capota marítima.
Tração nas 4×4
Ranger Limited tem tração nas quatro rodas e reduzida ativada por comando rotativo no . Para reduzir consumo, pode-se optar somente pela tração nas rodas traseiras. Câmbio automático de seis marchas inclui modo esportivo (S), que tem opção de troca manual por meio da alavanca. Trocas sem trancos e com redução conforme diminuição da velocidade. No modo S, a picape fica mais rápida na arrancada e em movimento com motor trabalhando em rotação mais elevada. No D, é um pouco lenta na arrancada. Tem boa dinâmica e desempenho satisfatório. Direção elétrica está bem calibrada para manobra ou em movimento.

A nova suspensão melhorou a movimentação da carroceria e dirigibilidade. Barra estabilizadora e coxins tiveram alterações, além de longarinas do chassi reforçadas e ajustes diferentes de molas e amortecedores conforme peso das versões. Ranger ficou mais dócil e transfere menos as imperfeições, mas rodar ainda deve em conforto.
Saiba mais:
Confira nossa avaliação da Nissan Frontier LE.
Trechos alagados
Capacidade para transpor trechos alagados ou riachos é de 80 centímetros. Sistema elétrico tem blindagem adequada para tanto, assim como tomada de ar elevada, além do posicionamento do alternador para evitar pane na travessia. Ranger tem ainda controle adaptativo de carga, que identifica o peso e faz ajustes para visando controle do veículo. Freios eficientes param a picape sem desvio de trajetória nem abaixando a frente.
De série
Ford Ranger Limited tem ar-condicionado digital com temperatura regulável para motorista e ageiro, diferencial traseiro blocante e o tradicional sistema multimídia SYNC 3 com navegação nativa e comandos por voz. Preço sugerido é de R$ 192.790. Único opcional é pintura metálica. Garantia é de cinco anos.
Ficha técnica Ranger Limited
Motor
De cinco cilindros linha, turbodiesel, 3.198 cm³ de cilindrada, 200 cv de potência máxima a 3.000 rpm e torque máximo de 47,9 kgfm de 1.750 a 2.500 rpm

Transmissão
Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Freios
Disco ventilado na dianteira; tambor na traseira
Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com feixe de mola longitudinal; capacidade de imersão, 80 centímetros; altura do solo, 23,2 centímetros

Rodas/pneus
8 x 18”, de liga leve/265/60 R18
Peso
2.261 kg

Carga útil (ageiros+ bagagem)
1.009 kg
Tanque
80 litros
Dimensões (metro)
Comprimento, 5,354; largura, 2,163 (com retrovisores); altura, 1,848; distância entre-eixos, 3,220
Capacidades
Ângulo de ataque/saída, 28 graus; de rampa, 45 graus
Desempenho
Velocidade máxima, 180 km/h; aceleração até 100 km/h, 11,6 segundos
Consumo (km/l)
Cidade, 8,6; estrada, 9,9