Primeiro ônibus elétrico com carroceria e chassi próprios da Marcopolo foi aprovado pela SPTrans, órgão responsável da capital paulista
O Marcopolo Attivi Integral 100% elétrico foi aprovado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) para ser utilizado pelas operadoras de ônibus da maior cidade da américa latina. O órgão é responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na capital de São Paulo.
Com a aprovação do veículo, a multinacional brasileira, que anunciou recentemente um investimento de R$50 milhões para a fabricação do ônibus elétrico na planta de São Mateus, no Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral para a cidade de São Paulo no próximo ano.
Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus da capital paulista. A produção dos veículos iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade.
Além da aprovação para a capital paulista, a Marcopolo já realizou testes do Attivi Integral em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ). A companhia conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.
VEJA TAMBÉM
- BRT do Rio de Janeiro receberá 287 ônibus Marcopolo
- Marcopolo vai produzir frota de ônibus 100% elétricos no Espírito Santo
- Ônibus Mercedes-Benz faz 2 milhões de km sem abrir o motor
Ficha Técnica do ônibus elétrico Attivi da Marcopolo de São Paulo
- Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
- Capacidade – até 80 ageiros
- Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
- Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG-IN CCS 2
- Motor de tração Central com potência de 385kW e torque de 2800Nm
- Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg
- Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
- Comprimento – até 13 m
- Largura – 2,55 m
- Freios a disco dianteira e tambor na traseira com ABS (Door Brake)
- Direção eletro-hidráulica
- Suspensão pneumática
A Marcopolo informou que nos testes realizados na capital paulista, o veículo manteve a performance das 6h às 22h, de forma ininterrupta, com uma recarga noturna de bateria. O Attivi Integral conta com um sistema de freio regenerativo, que permite o aumento da eficiência energética do veículo por recargar a bateria ao longo do trajeto, por meio de um dispositivo desenvolvido pela engenharia da Marcopolo e que trabalha em conjunto com o sistema de freios ABS. A frenagem ocorre gradualmente, permitindo saídas suaves, seguras e econômica do veículo.
Foto | Marcopolo/Divulgação