Caminhão será avaliado ao longo de 2025 em condições junto aos clientes da marca alemã
Apresentado na Fenatran 2024, o Volkswagen Constellation 26.280 movido a biometano iniciará seus primeiros testes em 2025. O caminhão tem a maior capacidade de armazenamento em seu segmento de aplicação, motorização mais potente.
De acordo com a VWCO, o caminhão tem potencial para redução de 90% das emissões de CO2e. O Constellation 26.280 movido a biometano será avaliado por clientes da marca ao longo de 2025.
VEJA TAMBÉM:
O Volkswagen Constellation movido a biometano foi projetado para atender as necessidades das empresas do setor de coleta de resíduos sólidos. O protótipo traz configurações características da família vocacional Compactor.
Ele é equipado com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, permitindo a cobertura de longas distâncias sem a necessidade de reabastecimento frequente, com uma autonomia de até 300 quilômetros.
A VWCO diz que o uso do biometano reduz em até 90% as emissões de CO2e no ciclo poço à roda. Em uma operação típica em que o veículo percorre de 50.000 a 70.000 quilômetros ao ano, este valor equivale à redução de 150 toneladas de CO2e emitidas ao ano. Além disso, trata-se de um combustível renovável, ou seja, sua produção pode ser contínua, desde que haja uma fonte constante de matéria orgânica.
Outra vantagem do Volkswagen Constellation 26.280 Biometano é o custo mais baixo de abastecimento.
O VW Constellation 26.280 Biometano tem motor ciclo Otto de 280 cv de potência e 1.100 Nm de torque, similares à versão diesel. Já o câmbio é um automatizado.
O motor também tem redução considerável de níveis de ruído, ao usar materiais isolantes e sistema de exaustão eficientes que contribuem para um ambiente de trabalho mais silencioso para os coletores e para o menor impacto sonoro nas cidades, possibilitando operações noturnas nos centros urbanos.
Ainda segundo a VWCO, o Constellation 26.280 Biometano conta com freio retarder, sistema inteligente que garante ainda mais segurança, controle e eficiência às operações, possibilitando a otimização do custo total de operação e aumento significativo da vida útil dos componentes. Além disso, o veículo é equipado com controle de estabilidade e assistente automático de partida em rampa, itens que proporcionam ainda mais confiabilidade às operações. O projeto estreia novo sistema de direção, suspensões modulares e eixos.
Foto principal | Volkswagen/Divulgação
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira nosso primeiro contato como Volkswagen Nivus Comfortline 2025: