Marca alemã usa a tecnologia na fase de pré-desenvolvimento onde é possível ver o desempenho estrutural e funcional de um veículo
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) usa as novas tecnologias como simulações virtuais durante as etapas de desenvolvimento de seus novos caminhões e ônibus. A marca alemã diz que as ferramentas que mais têm impactado o processo são as simulações virtuais.
Usando avançados softwares e metodologia desenvolvida pela empresa, a equipe de engenharia da VW Caminhões e Ônibus têm a possibilidade de calcular a durabilidade dos componentes de forma mais rápida, precisa e eficiente, proporcionando redução de cerca de 70% no tempo de análise. A inovação se soma às iniciativas de tecnologia promovidas pela empresa e agrega ainda mais confiabilidade e sustentabilidade aos produtos VW.
VEJA TAMBÉM:
A simulação de durabilidade virtual de veículos é usada na fase de pré-desenvolvimento, o processo computacional é usado para prever o desempenho estrutural e funcional de um veículo ao longo do tempo e antecede a construção de protótipos físicos. A marca diz também que a adoção do sistema envolve ainda a aplicação de testes de rodagem virtual que consideram diversas variáveis relacionadas aos cenários de operação e oferecem noções valiosas sobre a estrutura, a fadiga e a dinâmica dos itens metálicos avaliados.
“Anos atrás, era preciso montar muitos protótipos e fazer diversas medições para identificar os pontos de fragilidade do veículo, tornando o processo mais demorado e custoso. Com as simulações virtuais e medições em aplicação crítica, é possível criar gêmeos digitais extremamente precisos e submetê-los a diversas condições de estresse, como vibração, impacto e fadiga em um ambiente virtual. Desta maneira podemos reduzir a quantidade de protótipos construídos, gerando economia de tempo, custos e recursos ao identificar falhas potenciais em estágios iniciais de desenvolvimento”, conta Mauro Simões, diretor de pré-desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
No começo do processo de verificações de durabilidade virtual eram necessárias aproximadamente 90 horas de processamento para simular testes de durabilidade equivalentes a seis meses. Atualmente, a equipe responsável obtém resultados em 24 horas, uma redução de cerca de 70% no tempo de análise.
A VWCO ainda diz que outra vantagem das simulações virtuais é a possibilidade de usar dados reais de operação para calibrar os modelos. A customização dos testes virtuais é realizada com uso de algoritmos genéticos que permitem obter grande correlação com a realidade.
O fabricante de caminhões ainda diz que além das propriedades e comportamentos mecânicos dos itens analisados, são considerados os dados referentes às principais aplicações em que os veículos operam, desta maneira pode-se analisar os dados coletados de veículos em campo, identificar os pontos críticos e aprimorá-los com base em condições de uso mais realistas. O processo também conta com a colaboração de parceiros e fornecedores para a compilação de dados e propostas de modificação.
Foto principal | Volkswagen/Divulgação
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira nosso primeiro contato com o Volkswagen Nivus Comfortline 2025: