Após algumas especulações, o novo SUV Coupé da Citroën teve seu nome revelado oficialmente. O modelo, flagrado em testes há poucas semanas, chegará ao mercado como Citroën Basalt.
O Coupé terá suas primeiras formas reveladas na próxima quarta-feira (27) e, ao que tudo indica, começará a ser produzido em agosto deste ano. O Citroën Basalt é o terceiro modelo do Programa C-Cubed, que é construído a partir de uma variante da plataforma CMP.
Uma curiosidade é que, o termo Basalt, traduzido para o português, significa basalto, pedra vulcânica que é símbolo de força, firmeza e solidez. Resta saber se o modelo fará jus à essas características.
LEIA TAMBÉM
- Citroën C3 Aircross de 5 lugares está com desconto de até R$ 10 mil
- Citroën C3 elétrico é reprovado em crash test na Índia
Como é o Citroën Basalt?
O Autos Segredos já havia revelado que o Citroën Basalt 2025 seguirá o acabamento interno do novo C3 Aircross e terá medidas próximas as do SUV de sete lugares, mantendo o entre-eixos de 2,67 metros.
Além disso, o capô e o conjunto ótico também serão herdados do C3 Aircross, mas o para-choque será exclusivo para deixar o rival do Fastback com melhor ângulo de entrada.
O Citroën Basalt 2025 manterá a mesma estampagem lateral dos irmãos, sendo que as portas dianteiras serão as mesmas. Já as portas traseiras mudam o formato por conta da caída do teto.
A tampa do porta-malas terá vidro integrado, tendo a mesma solução do Fiat Fastback e não como no C4 X que abre somente a tampa. As lanternas serão em LED e, segundo nossas apurações, ela segue a ideia das peças do C3 e C3 Aircross mas será mais fina e comprida. A tampa do porta-malas contornará o conjunto de luzes.
Por dentro, o SUV Coupé da Citroën terá os mesmos bancos, e forrações de porta do C3 Aircross. Uma mudança possível é os comandos dos vidros elétricos traseiros ficarem instalados nas portas.
Motor do Citroën Basalt
O motor 1.0 Turbo Flex T200 com potência de 130 cv e torque de 20,4 kgfm e o câmbio CVT estão confirmados para o Citroën Basalt.
Já o motor 1.3 Turbo Flex T270 é estudado para uma versão topo de gama com acabamento mais requintado e com direito até o teto panorâmico.
Foto principal | Citroën / Divulgação
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira nossa avaliação sobre o novo C3 Aircross