IVECO Daily Minibus será oferecido nas opções 15+1 ageiros (45-170), 18+1 ageiros ou 20+1 ageiros (50-170)
A IVECO apresentou para parte da imprensa especializada o Daily Minibus que será oferecido nas opções para Fretamento e Turismo com capacidades para 15+1, 18+1 e 20+1. Segundo a marca, o novo modelo pode ser usado nas aplicações de transporte urbano, intermunicipal, fretamento, locação, entre outros.
Itens de série do novo IVECO Daily Minibus
Entre os principais itens de série do novo IVECO Daily Minibus estão controle de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, sensor de ré, rádio com Bluetooth e entrada USB, airbag para o motorista e trio elétrico. Como opcional, pode contar com airbag duplo, multimídia, comandos no volante e câmera de ré.
“Nosso produto foi projetado para oferecer ao ageiro conforto e segurança em diferentes versões. Destaco o maior vão de porta do segmento, que facilita o embarque de ageiros, o corredor central e a altura interna do salão, 1,90 cm, que facilita o o a todos os assentos”, afirma Roberto Pavan, gerente de Marketing de Produto da IVECO BUS.
LEIA TAMBÉM:
- IVECO REGISTRA 220 MIL CAMINHÕES PRODUZIDOS NO BRASIL
- IVECO ALCANÇA CRESCIMENTO ACIMA DA MÉDIA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021
A ibilidade do novo IVECO Daily Minibus é garantida pelo DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel). Primeira van de ageiros inclusiva do mercado, o modelo foi projetado para oferecer ao ageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao ageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.
Novo IVECO Daily Minibus
O veículo está disponível nas versões Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 ageiros (45-170), com rodado simples traseiro, e 18+1 ageiros ou 20+1 ageiros (50-170), com rodado duplo traseiro.
Motor do novo IVECO Daily Minibus
O motor do IVECO Daily Minibus é o F1C da FPT Industrial 3.0 16V de quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail. Ele rende 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e torque máximo de 400 Nm de 1.250 rpm e 2.900 rpm. A motorização conta com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador. O F1C garante a melhor performance do veículo, oferecendo força nas subidas e agilidade nas saídas e retomadas, permitindo atender perfeitamente aplicações urbanas e intermunicipais.
Segurança
Entre os itens que contribuem para a segurança dos ageiros estão:
- Assistente de estabilidade eletrônica = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando o veículo se torna instável.
- Assistente de freio hidráulico = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
- Compensação hidráulica de frenagem = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
- Performance Hidráulica do freio traseiro = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
- Controle estendido de estabilidade = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio, aumentando a capacidade de manobra.
- Intervenção do movimento de rolagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
- Mitigação de capotagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
- Controle de partida em subidas = mantém a pressão nos freios por dois segundos, auxiliando na partida do veículo em rampas.
Além da versão Minibus, a IVECO BUS comercializa também a versão Vetrato que oferece as mesmas características técnicas e funcionais da Minibus, fornecida com as janelas envidraçadas colocadas, mas com o salão de ageiros vazio, para ser customizado pelos implementadores e transformadores conforme o desejo do cliente.