Com apenas seis concessionárias, Grupo SHC faz parceria com oficinas independentes para oferecer pós-vendas para sua picape média
A JAC inicia as vendas da picape média Hunter que será vendida por R$ 239.990 para as primeiras 1.000 unidades, depois seu valor sugerido ará para R$ 259.990. A picape média tem boa lista de itens de série, bom nível de acabamento e desempenho honesto.
Mas talvez isso não seja o suficiente para atrair o consumidor do segmento. Talvez, por isso, o Grupo SHC tem expectativa de vender cerca de três mil unidades por ano da JAC Hunter.
VEJA TAMBÉM:
Para tentar quebrar a desconfiança do comprador, a JAC Motors, que tem apenas seis concessionárias físicas, fez parceria com mais de 100 oficinas para oferecer pós-vendas aos compradores que vão de revisões periódicas a manutenções corretivas. Com a parceira, o Grupo SHC tem representantes em todas as regiões do Brasil, incluindo os pontos “quentes” onde há maiores volumes de vendas de picapes médias.
A JAC Hunter é um recomeço do Grupo SHC na venda de carros com motores a combustão interna. Mas a JAC de hoje não é a mesma de uma década atrás. Talvez a picape média consiga atrair os olhares dos consumidores para os produtos da marca, mas tarefa fácil não será.
Como é a JAC Hunter?
A JAC Hunter não lembra em nada os modelos de eio da marca do ado. Suas linhas externas são modernas e bem agressivas. Sua frente é imponente e um enorme grade se destaca na dianteira.
Faróis duplos iluminados por luzes de LED se destacam na dianteira que tem capô bem paralelo ao chão.
De lado, a picape tem molduras nos para-lamas, rodas de diamantadas de 18 polegadas, calçadas com pneus de medidas 265/60 R18. Estribo lateral, rack de teto santoantônio completam o visual.
Na traseira, JAC Hunter tem lanternas verticais iluminadas por luzes de LED. A tampa da caçamba tem vincos bem pronunciados com o nome da marca em destaque no centro. Não há capota marítima de série, mas a caçamba tem revestimento em material que é usado em picapes do segmento . O para-choque tem acabamento em preto.
A JAC Hunter tem capacidade para levar 1.400 quilos, lembrando que é a soma dos ageiros e o que está sendo transportado na caçamba.
A picape tem 5,33 metros de comprimento, 3,11 m de distância de entre-eixos, 1,96 m de largura e 1,92 m de altura.
A caçamba tem 1,52 m de comprimento, 1,59 m de largura e 0,47 m de altura.
O vão livre da JAC Hunter é de 24 centímetros, já os ângulos ficam em 27° para o ataque e 23° para a saída. O tanque de combustível comporta 80 litros.
Acabamento
A JAC Hunter tem bom nível de acabamento interno com revestido em sua parte superior com material emborrachado. O desenho do é moderno e abriga uma central multimídia vertical com tela de 13 polegadas. Já o digital, é um déjà vu, já que é similar a de outros modelos chineses, o que não é demérito.
O console central é elevado e abriga alguns comandos da picape como o seletor de tração e o freio de estacionamento eletrônico.
Os bancos são revestidos em material sintético e os dianteiros têm ajustes elétricos. Eles apoiam bem as pernas e as costas dos ocupantes,mas são baixos como nas antigas picapes, deixando as viagens um pouco desconfortáveis. O traseiro tem assento baixo e encosto bem vertical, mas na média dos concorrentes.
Andando
A JAC Hunter tem rodar mais firme, mas não chega a ser desconfortável no asfalto. Com a suspensão da versão elétrica para poder levar 1.400 quilos, a picape não pula como um cabrito mesmo com caçamba vazia. Mas em estrada de chão, a firmeza da suspensão transforma a picape, deixando-a bem desconfortável.
A Hunter tem motor 2.0 Turbo diesel de 191 cv de potência a 3.600 rpm e torque de 46,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm. Ele é ligado ao câmbio ZF de oito marchas.
Durante nosso primeiro contato com a picape, andamos basicamente em rodovias. A picape não tem um desempenho extraordinário, mas atende dentro da sua proposta de atuação. Ele é bom em acelerações e retomados de velocidades. As trocas de marchas são imperceptíveis
Com freios a disco nas quatro rodas, a JAC Hunter apresentou boa frenagem em simulações de emergência. A direção com assistência elétrica é leve em manobras e mais firme em velocidades mais altas.
No geral, a JAC Hunter apresenta um bom conjunto mecânico, de construção e boa lista de itens de série. Mas ela sente falta de itens de auxílio à condução ADAS.
Itens de série
A picape JAC Hunter vem equipada com teto solar elétrico, bancos em couro com aquecimento nos assentos dianteiros, ajuste elétrico do banco do motorista em 6 posições e do ageiro em 4 posições. Ela conta ainda com uma central multimídia tipo iPad, com tela de 13” HD Touchscreen, conectividade Bluetooth, além de e a Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som inclui 4 alto-falantes e 4 tweeters, complementado por portas USB dianteira e traseira, além de um conector 12V na parte frontal.
Externamente, o veículo apresenta rack no teto, estribo plataforma em alumínio, faróis e lanternas em LED, luzes de condução diurna (DRL), faróis e lanternas de neblina, ajuste elétrico da altura dos faróis, acendimento automático e a função “Follow me Home”. Os retrovisores externos possuem ajuste elétrico, aquecimento, rebatimento e indicador de direção.
O interior é sofisticado, com detalhes em couro na cor café (marrom escuro) e volante multifuncional revestido em couro, com regulagem de altura. O de instrumentos em LED de 7” é configurável por comandos no volante, e o conforto térmico é garantido pelo ar-condicionado digital, que conta com saídas de ar traseiras. Há ainda um porta-objetos central com sistema de refrigeração para maior conveniência.
Em relação aos itens de segurança, a JAC Hunter vem equipada 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), câmera panorâmica 360º com visão 3D e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. O sistema Keyless permite reconhecimento da presença das chaves, abertura das portas e partida pelo botão Start/Stop.
Os sistemas de frenagem incluem ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (distribuidor eletrônico de força). A segurança ativa é reforçada pelo controle de partida em rampa (HHC), controle de tração (TCS) e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Há também o monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e modos de condução ajustáveis (Normal, Econômico, Esporte e Lama).
Outros itens incluem cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e alarme de afivelamento, apoio de braço central no banco traseiro, travamento automático das portas ao atingir 15 km/h e sistema de retenção para crianças (ISOFIX).
A JAC Hunter tem oito anos de garantia ou 250 mil para uso o comercial.
Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos














