De Mogi Guaçu (SP)
Maior durabilidade, melhor aderência pisos molhados, melhor frenagem em solo seco e molhado são algumas das qualidades prometidas pela Michelin para o pneu Pilot Sport 4. Nossa reportagem acompanhou alguns testes do novo pneu esportivo da marca.
Segundo a Michelin, as inovações do pneumático vêm da experiência da Michelin em competições automobilísticas, onde as últimas tecnologias são colocadas à prova, a fim de serem transferidas para uso comercial. O fabricante afirma que o Pilot Sport 4 tem escultura inspirada nos pneus utilizados na Fórmula E.
O Pilot Sport 4 conta com a tecnologia “Elasto Sport” e que de acordo com a Michelin à presença de borracha sintética na composição do pneu proporciona excelente aderência, durabilidade e eficiência energética. Ainda segundo o fabricante, é a última evolução de mistura com sílica nos pneus, que oferece uma melhora significativa e simultânea dessas três performances.
A nova geração de sílica faz com que o Pilot Sport 4 tenha boa performance em piso molhado melhorando sua aderência. Outros fatores como o perfil e o desenho da escultura da banda de rodagem, que favorecem a expulsão do excesso de água da pista, diminui a distância de frenagem e aumenta a aderência em curvas em solo molhado, além de proporcionar maior durabilidade.
Na pista nossa reportagem deu algumas voltas para avaliar o Pilot Sport 4. Demos algumas voltas, intercaladas, com o lançamento da Michelin e em outras com o carro equipado com pneu da concorrência. O Pilot Sport 4 a mais segurança ao condutor, forçamos algumas situações em piso molhado com o lançamento e o carro não saiu de sua trajetória. Já em situação semelhante com pneu da concorrência, o carro deu algumas escapadas perdendo aderência.
Para os amantes de uma condução mais esportiva a tecnologia “Dynamic Response” diminui o tempo de resposta do pneu e proporciona maior precisão na condução. O responsável pelo feito é a maior quantidade de borracha em contato com o solo, por meio da escultura inspirada nos pneus da Fórmula E, e à nova e exclusiva lona têxtil híbrida feita em aramida e nylon.
O desenho do pneu foi pensado para facilitar a vida do consumidor. O fabricante desenvolveu até mesmo um saliente protetor de roda para evitar danos e arranhões em manobras de estacionamento. O flanco do pneu conta com a tecnologia “ Design” que simula o efeito da textura aveludada.
Em testes do TÜV SÜD o pneu teve aderência 8% maior em curvas em solo molhado e freia até dois metros antes em piso molhado que os concorrentes analisados. Já em piso seco o pneu freia até um metro antes.
Já nos testes do instituto Dekra o Pilot Sport 4 dura em média 15% a mais que os concorrentes. Levando em consideração a média anual de sete mil quilômetros anuais.
(*) O jornalista viajou a convite da Michelin do Brasil.
Fotos | Michelin/Divulgação