O pequeno esportivo chega até os 100km/h em apenas 6,9 segundos graças ao motor 1.4 Multiair 16 V Turbo que rende 167 cv de potência e torque de 23 kgfm que é distribuído por uma ampla faixa de rotação, entre 2.500 e 4.000 rpm. Equipado com transmissão manual de cinco marchas, o 500 Abarth conta ainda com nova direção de assistência elétrica, com relação mais direta.
Internamente, o modelo conta com bancos anatômicos em formato concha. No há o medidor de pressão do turbo em destaque, num instrumento exclusivo e dedicado, dando ao motorista/piloto ainda mais intimidade com o modelo e com o desempenho. O volante de base achatada e o comando do câmbio e são revestidos em couro com costura vermelha.
O quadro de instrumentos é digital e as informações são visíveis através de uma tela de LCD TFT. Nela é possível ver o conta-giros, velocímetro, marcador de combustível e outras informações. Independente da entrada de luz externa, as informações serão sempre nítidas e de fácil visualização.
Segundo a marca o 500 Abarth foi todo revisto para ar o desempenho esportivo. Carroceria, freios, suspensões e motorização fazem dele um novo modelo. As suspensões contam molas, amortecedores e barras estabilizadoras redimensionadas para maior estabilidade. O conjunto ainda conta rodas de alumínio fundido de 16 x 6,5 polegadas com pneus 195/45 R16. Os discos de freios são redimensionados e as pinças são pintadas em vermelho, além de serem maiores e com poder de frenagem realçado.
O bólido conta com três níveis de controle eletrônico de estabilidade, configuráveis através da tecla ESC. Quando se aciona a chave de ignição, o ESC automaticamente assume o primeiro patamar, com todos os controles ligados. Nessa configuração, o ESC foi calibrado para manter a trajetória do veículo, atuando nos freios caso a eletrônica identifique um escorregamento de algum pneu e, se necessário, ele até reduz a potência do motor.
Já se o condutor optar por desligar o sistema pela tecla ESC, a assessoria eletrônica de estabilidade entra no segundo modo, alertado pela inscrição “ESC off”. Os níveis de escorregamento dos pneus é ampliado, aumentando a integração com o motorista. Entretanto, se o condutor quiser ainda mais domínio sobre o carro, é só apertar e segurar a tecla ESC por mais de 10 segundos, e o controle eletrônico de estabilidade se reduz quase a margem zero, aumentando a responsabilidade do motorista.
O modelo será comercializado nas cores sólidas, preto gara, vermelho sfrontato e branco caldo e também na cor metálica cinza nuvoloso. O cliente ainda conta com a possibilidade de escolha das faixas laterais “Abarth” e calotas dos espelhos retrovisores externos nas cores vermelha, branca e preta. Opcionalmente, o pacote pode ser completado ainda com teto solar elétrico Sky Wind e o sistema de áudio Beats Audio System.
[photomosaic]
Fotos | Fiat/Divulgação