Hyundai dá pistas de como será o futuro HB20 com base em conceito e mostra elétrico Ioniq, mas sem previsão de venda. Novo Hyundai Santa Fe será vendido no Brasil

Por Fernando Miragaya
As principais atrações da Hyundai Brasil no Salão de São Paulo são pistas sobre o futuro. O SAGA EV, mostrado na forma de carro conceito elétrico, por exemplo, indica como será a reestilização profunda pela qual ará a linha HB20 no ano que vem. Na frente, faróis mais finos e subindo pelas extremidades do capô e grade hexagonal maior e com molduras menos definidas.

A tampa do porta-malas é mais talhada e um pequeno spoiler se sobressai acima das janelas. As lanternas, por sua vez, são bem diferentes e ousadas, com cortes irregulares que lembram um raio estilizado e que invadem a tampa traseira.

Ioniq
A coreana também deu sinais de que pode vir a comercializar o Ioniq no Brasil. O hatch elétrico usa motor de 120 cv e 301 kgfm alimentado por bateria de íons de lítio de 28 kWh. Segundo a Hyundai, a autonomia a dos 280 km e a velocidade máxima é de 165 km/h. O motorista consegue completar 80% da bateria do veículo em apenas 24 minutos, com um carregador rápido de 100 kW.

Importados
Na parte que cabe à Caoa Montadora neste latifúndio, novidades mais concretas. A importadora oficial da marca debuta a nova geração do Santa Fe. Com sete lugares, central multimídia de 8” e teto panorâmico, o SUV carrega o motor 3.5 de 280 cv em conjunto com a nova transmissão automática de oito marchas.
O Azera também estreia nova geração no Salão, a terceira no Brasil. O motor é o GDi de 261 cv, também com caixa de oito velocidades. O três-volumes vem cheio das tecnologias, como sensores 360 graus, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, abertura do porta-malas por presença e carregador de celular sem fio.

Um sedã que volta a dar as caras no Brasil é novo Sonata, com desenho bem diferente e destaque para o conjunto ótico com cortes mais definidos e retilíneos. O conjunto reúne propulsor 2.0 de 167 cv e câmbio automático de seis marchas. Entre os itens de série, teto solar, sete airbags e central multimídia de 7”.
O Sonata ainda retorna com banca para incluir uma versão híbrida. Nela, o motor NU 2.0 Gdi de 156 cv atua com outro elétrico, com potência combinada de 208 cv. Chave inteligente, botão Start/Stop, freio de estacionamento eletrônico, controle de cruzeiro adaptativo e sensor de ponto cego fazem parte do pacote.