/* */
InícioMarcasStellantisStellantis apresenta ao presidente Lula seu sistema Bio-Hybrid Flex

Stellantis apresenta ao presidente Lula seu sistema Bio-Hybrid Flex

- publicidade -
- publicidade -

Grupo mostrou a plataforma com a nova tecnologia que já está em produção no Brasil

A Stellantis apresentou ontem (8/10) no evento Liderança Verde Brasil Expo, promovido pelo Ministério de Minas e Energia, em Brasília, seu primeiro carro com sistema Bio-Hybrid Flex. O grupo não especificou qual modelo será o responsável pela estreia, mas como o Autos Segredos cravou em dezembro de 2023, os primeiros carros serã os Fiat Pulse e Fastback.

A Stellantis confirmou que o lançamento de seus primeiros modelos híbridos flex ocorrerá em novembro. 

Como antecipamos em junho deste ano, os carros terão o sistema híbrido leve Bio-Hybrid Flex (MHEV) de 12 volts. 

Também chamado de micro-híbrido, o sistema BSG de 12V conta com uma bateria de  Lítio-Íon de 12 Volts. Para trabalhar junto ao conjunto Turbo 200 Flex e câmbio CVT, o sistema exige um novo alternador, troca de cabos elétricos, entre outros itens. O sistema BSG é ligado acoplado ao câmbio CVT.

A bateria do sistema MEHV ficará instalada sob o banco do motorista.

Mas, futuramente, o sistema também será usado no conjunto Turbo Flex 270 e o câmbio automático de seis marchas.

O sistema Bio-Hybrid (MHEV) conta com um dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Trata-se de equipamento capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que tanto gera torque adicional para o motor térmico do veículo quanto gera energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo.

A tecnologia BSG de 12 V gera potência de até 3KW, garantindo melhor performance aos Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid e também redução de consumo de combustível.

Cerimônia com o Presidente Lula

O grupo aproveitou a Cerimônia de Sanção da Lei Combustível do Futuro pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para mostrar suas quatro maquetes equipadas com as tecnologias Bio-Hybrid, que combinam eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis.

“Para a Stellantis, é essencial acelerar o desenvolvimento local de novas tecnologias que combinem eletrificação com motores flex. Incentivamos, ainda, o uso de biocombustíveis como o etanol, que representa uma alternativa competitiva e eficiente para que o país avance com a descarbonização. Esta iniciativa está alinhada à ambição global da Stellantis de zerar as emissões de carbono até 2038, e com nosso objetivo de liderar a mobilidade limpa, segura e ível na região”, disse o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano.

Durante o evento, a Stellantis também exibiu seus carros com sistema flex produzidos na região como a Fiat Strada, o Jeep Com, o Peugeot 2008, o Citroën Basalt e o Fastback Abarth. Todos equipados com motores Flex produzidos no Brasil.

A Stellantis foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis com a Fiat, que em 1979 lançou o Fiat 147, primeiro automóvel a etanol produzido em série no mundo, fabricado no Polo Automotivo de Betim.

No início deste ano, a Stellantis anunciou R$ 32 bilhões em investimentos no Brasil e na América do Sul, o maior da história na indústria automotiva da região. Uma das protagonistas deste investimento é a tecnologia Bio-Hybrid, que já está sendo produzida no país, onde localiza-se o centro global da empresa para o desenvolvimento da tecnologia. Assim, a empresa dá continuidade ao legado de inovação estabelecido desde o início de suas atividades no Brasil.

Com o aporte, serão implantadas quatro novas plataformas, 40 novos produtos, além de três powertrains híbridos gradualmente produzidos e introduzidos no mercado a partir deste ano. Essas novas tecnologias incluem a Bio-Hybrid; Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; Bio-Hybrid Plug-In; e BEV (100% elétrico), que também será produzida localmente.

Foto | Stellantis/Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nosso primeiro contato com o Citroën Basalt 2025:

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -