Novo ciclo será distribuído entre 2025 e 2030, e tem como objetivo impulsionar o lançamento de 40 novos modelos do grupo
A Stellantis anunciou nesta quarta-feira (6) seu novo ciclo de investimentos para a região da América do Sul. Segundo o COO do grupo para a região, Emanuele Cappellano, o mercado brasileiro receberá R$ 30 bilhões desse montante para desenvolver tecnologias Bio-Hybrid, focadas na descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos.
O aporte será distribuído nos próximos cinco anos, de 2025 a 2030, com o objetivo de impulsionar 40 lançamentos do grupo, que vão desde a renovação de veículos já existentes até a introdução de novos modelos e tecnologias.
Entre as novidades focadas na mobilidade “limpa, segura e ível”, assim definida pelo CEO global da Stellantis, Carlos Tavares, está o lançamento de um novo modelo híbrido nacional, já no segundo semestre deste ano .
Além disso, o executivo citou ainda a possibilidade do início da produção de um veículo 100% elétrico do grupo no país entre 2026 e 2027.
Qual a expectativa da Stellantis com o investimento bilionário? 55my
Segundo Cappellano, a meta é chegar ao fim do ciclo com 20% do mix de vendas da Stellantis composta por carros elétricos no país. Além disso, 60% dos modelos terão conjunto híbrido.
O investimento tem ainda como intuito reduzir em 50% as emissões de gases poluentes até 2030 e zerar as emissões até 2038. A meta faz parte do plano estratégico da companhia de descarbonização a longo prazo, o Dare Forward 2030.
VEJA TAMBÉM
- Renault Kwid (Flex) ou E-Tech (elétrico), qual comprar?
- Stellantis reforça a produção de módulos de propulsão elétrica
Investimento não prevê novas fábricas das marcas da Stellantis e1k1o
Segundo os executivos da Stellantis, em um primeiro momento, não há a necessidade de construção de novas fábricas para suprir a demanda de produção do mercado brasileiro.
Carlos Tavares afirma que as unidades existentes comportam bem o volume atual, mas, caso necessária, os recursos podem sim ser remanejados para expandir a capacidade industrial do grupo Stellantis.
Foto principal l Stellantis/Divulgação
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube? k4k1u
Veja detalhes sobre preços do Citroën C3 Aircross de 7 lugares