Berço da marca inglesa, complexo recebeu investimento multi milionário para atingir objetivo e produzir dois novos eletrificados em dois anos
A MINI anunciou o investimento de £ 600 milhões nas fábricas de Oxford e Swindon, na Inglaterra, para transforma-las em unidades de produção totalmente elétricas dentro de sete anos. Além disso o complexo fabril, que este ano comemorou seu 110º aniversário, produzirá a partir de 2026 os novos modelos eletrificados Cooper 3 Portas e Aceman.
A capacidade de produção chegará a cerca de 200.000 carros por ano no médio prazo, com veículos a combustão e elétricos a bateria sendo construídos inicialmente na mesma linha de produção. A partir de 2030, porém, a fábrica de Oxford produzirá exclusivamente modelos totalmente elétricos. Segundo a fanricante, a alta procura por veículos movidos a energia vinda de seus clientes justifica comercialmente a mudança, junto à busca por menores índices de emissão de carbono.
A fábrica da marca em Oxford produz atualmente os modelos MINI 3 Portas, MINI 5 Portas, Clubman e o MINI Electric. A partir de 2024, a fábrica começará a produzir a próxima geração do MINI 3 Portas e do MINI 5 Portas com motores a combustão, além do novo MINI conversível, antes de receber os novos veículos totalmente elétricos em 2026 – o Cooper 3 Portas e o Aceman.
VEJA TAMBÉM
- Mini Cooper Elétrico ganha retrô
- MINI Cooper S E Multitone Edition chega por R$ 295.990
- BMW e MINI terão acabamentos internos com materiais veganos
A produção do novo Countryman, SUV compacto da montadora, será iniciada nas próximas semanas na fábrica do BMW Group em Leipzig, no leste da Alemanha. Ele será oferecido tanto com propulsores totalmente elétricos quanto com motores a combustão. Já os novos Cooper 3 Portas elétrico e Aceman terão produção iniciada na China em breve, com as exportações tendo início no começo de 2024.