Picape média produzida na Argentina levou nota máxima nos testes de impacto
A Ford Ranger gabaritou os testes de impacto do Latin NCAP conquistando cinco estrelas. A picape foi avaliada nas proteções aos ocupantes adultos e crianças em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste e chicotada cervical, além da proteção para pedestres e usuários.
Impacto frontal
Durante os testes de impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do ageiro foi boa. Já a proteção do tórax do motorista e do ageiro foi adequada de acordo com o Latin NCAP.
A picape também oferece boa proteção para os joelhos do motorista e ageiro. Já na proteção a canela do motorista foi boa e a do ageiro, adequada. A área dos pés foi considerada estável. A estrutura foi considerada estável sendo capaz de ar maiores cargas.
Impacto lateral
Na avaliação de impacto lateral, cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa. Já nos testes de impacto lateral de poste, cabeça e pelve receberam boa proteção, tórax e abdômen receberam proteção adequada.
VEJA TAMBÉM:
No teste de Whiplash a proteção ao pescoço foi ruim. De acordo com o Latin NCAP, a Ford Ranger atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro, ficando de acordo com a norma UN R32.
A Ranger oferece AEB City, com bom desempenho, e atende as pré-condições e requisitos técnicos do Latin NCAP. A disponibilidade da folha de resgate atende às exigências do Latin NCAP.
A proteção aos ageiros adultos atingiu a nota de 93,11%.
ageiros infantis
Na avaliação de proteção às crianças, o dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás usando ancoragens I-size e pé de apoio, sendo capaz de evitar a exposição da cabeça, oferecendo total proteção. Já o dummy de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens I-size e pé de apoio; o equipamento foi capaz de evitar a exposição da cabeça durante o movimento para frente, oferecendo proteção total.
Nos testes de impacto lateral, os CRS ofereceram proteção total. Todos os SRIs avaliados para instalação foram aprovados.
A Ford Ranger sai de fábrica com ancoragens ISOFIX como padrão. As instruções estão de acordo com os requisitos do Latin NCAP para ISOFIX e I-size. O veículo oferece cintos de 3 pontos em todas as posições. A sinalização de advertência do airbag ao instalar um SRI voltado para trás no banco dianteiro estão de acordo com os requisitos do Latin NCAP. O veículo tem desativação manual do airbag do ageiro como padrão.
A nota da Ford Ranger na proteção aos ageiros infantis foi de 89,80%.
Pedestres
Já na proteção aos pedestres, a Ford Ranger não está em conformidade com os regulamentos UN127. A picape apresentou na maioria das áreas de impacto na cabeça, níveis de proteção que variam de bom a adequado, proteção pobre nas áreas da borda frontal do capô. O desempenho da proteção da parte superior da perna foi baixo na borda da área frontal, boa proteção no meio e proteção ruim entre a borda e o meio. Já a proteção da parte inferior da perna mostrou boa proteção nas bordas externas e proteção marginal no centro. Em relação aos usuários vulneráveis das vias, a Ford Ranger registrou bom desempenho com pontuação máxima e atende aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP.
Já na proteção aos pedestres e vulneráveis em estradas, a nota da Ranger foi de 74,77%.
A Ford Ranger oferece como item de série aviso de cinto de segurança para os bancos dianteiros e traseiros controle de estabilidade. A velocidade máxima do teste do alce foi de 90km/h para o cenário ADAC e 70 km/h para o cenário de teste do consumidor.
A lista de itens de segurança ainda inclui limitador de velocidade (SAS). Já o LSS está disponível, mas, como não está ativado por padrão e foi reconfigurado, não pôde ser considerado para a pontuação. A Ranger ainda tem detecção de ponto cego (BSD), atendendo aos requisitos técnicos e de disponibilidade do Latin NCAP.
A picape da marca americana conta com os sistema de e de pistas (LSS) e detecção de borda de estrada (RED), no entanto, o LSS não está ativado nem configurado como padrão, não somando pontos. Ela oferece AEB interurbano com bom desempenho com pontuação quase máxima, cumprindo com as classificações de equipamento e disponibilidade do Latin NCAP.
A Ford Ranger somou 92,01% de pontos nos itens de assistência à segurança.
Foto principal | Latin NCAP/Divulgação