Em conjunto com o Grupo CMA CGM, gigante mundial em logística e transporte marítimo, nova empresa deverá ter produção iniciada dentro de 3 anos com foco em furgões movidos somente a energia
Uma nova empresa automotiva no ramo dos veículos comerciais está para surgir. O Renault Group, o Grupo Volvo e a CMA CGM estão unindo suas forças para concretizar a criação de novas gerações de furgões totalmente elétricos e serviços associados, com pretensão de se tornar precursores e líderes neste novo mercado.
O Renault Group e o Grupo Volvo am acordos vinculativos para criar uma nova empresa, inicialmente com capital dividido em partes iguais (50%-50%). Cada grupo pretende investir 300 milhões de euros nos próximos três anos. A CMA CGM assinou uma carta de intenções não vinculativa com o Renault Group e o Grupo Volvo para participar desta nova empresa, investindo 120 milhões de euros por meio do PULSE, seu Fundo de Energia dedicado a acelerar a descarbonização dos setores de transporte e logística.
Apesar da fusão para criação dessa nova marca e produtos, em nota, o Grupo Volvo e o Renault Group garantem que continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas. A nova empresa será totalmente independente, associando a agilidade de uma startup à solidez de seus parceiros. Renault e Volvo têm a meta de compartilhar investimentos de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para a nova empresa com suas respectivas bagagens na área: a sa com a produção em grande escala da plataforma elétrica; e a sueca, líder global no setor de caminhões, com uma sólida base de clientes profissionais na área de logística e rede de serviços. A nova empresa será baseada em um modelo econômico sólido e eficiente, graças a um investimento de recursos otimizado em função da área de excelência de cada parceiro.
VEJA TAMBÉM
- Último Volvo a diesel será fabricado no começo de 2024
- Renault Scenic se reinventa e surge como crossover 100% elétrico
- Volvo já usa diesel renovável R5 da Petrobras nos abastecimentos de fábrica
Os futuros veículos da nova marca serão produzidos com base em uma plataforma de veículos comerciais leves 100% elétrica do tipo “skateboard”, onde a grande modularidade permite que ela seja adaptada a diferentes tipos de carrocerias a um custo baixo, além de alcançar avanços em segurança.
Além disso, a nova arquitetura de Veículo Definido por Software possibilitará a integração de funcionalidades inéditas, permitindo o monitoramento das atividades de entrega e performance comercial dos usuários, reduzindo em 30% o custo global de utilização para os players logísticos. Os serviços conectados da tecnologia do veículo definido por software permitirão a atualização dos veículos durante toda sua vida útil. Já o furgão proporcionará uma capacidade excepcional de adaptação à mobilidade urbana, grande versatilidade para oferecer soluções sob medida e diferentes capacidades de bateria – incluindo a versão de 800 V, inédita no segmento de veículos comerciais leves.
A criação da nova empresa – prevista para o início de 2024 – está submetida à conclusão dos processos de aprovação regulamentar. Ela deve atuar de forma independente com sua própria identidade corporativa e será baseada na França. Os primeiros veículos, ainda totalmente desconhecidos, deverão ser fabricados a partir de 2026.