/* */
InícioMarcasCitroënCitroën Basalt terá sistema híbrido em 2025

Citroën Basalt terá sistema híbrido em 2025

- publicidade -
- publicidade -

Engenharia da Stellantis já roda com protótipos para avaliar a tecnologia próximo a fábrica de Betim (MG)

A Citroën lançará o Basalt 2025 no dia 2 de outubro, mas antes mesmo da chegada do SUV Coupé, a marca sa já avalia protótipos com o sistema híbrido leve MHEV de 12 Volts. A tecnologia será novidade para a linha 2026 do Basalt.

O Autos Segredos apurou que a engenharia da Stellantis já tinha montado unidades de testes do SUV Coupé com tecnologia híbrida, agora nosso amigo Talles Fiuza flagrou um protótipo rodando em Contagem (MG) com aparelhagem avaliando emissões de poluentes. 

VEJA TAMBÉM:

Assim com os Fiat Pulse e Fastback híbridos que farão sua estreia ainda em 2024, o Citroën Basalt híbrido terá a tecnologia associada ao motor Turbo 200 Flex e o câmbio CVT. 

O sistema MHEV é um micro-híbrido que também é chamado BSG, ele conta com uma bateria de alta tensão de Lítio-Íon de 12 Volts. A bateria do sistema MEHV deverá ficar instalada no porta-malas ou embaixo do banco traseiro.

O sistema Bio-Hybrid (MHEV) possui um dispositivo elétrico multifuncional que substitui tanto o alternador quanto o motor de partida. Este equipamento é capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, gerando torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar uma bateria adicional de íon-lítio de 12 volts, que opera em paralelo ao sistema elétrico convencional do veículo.

A tecnologia BSG de 12V oferece uma potência de até 3KW, melhorando o desempenho dos modelos Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid, além de reduzir o consumo de combustível.

No entanto, não são esperados ganhos em potência e torque. O motor Turbo 200 continuará entregando 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, com um torque de 20,4 kgfm para ambos os combustíveis para o Citroën Basalt híbrido. No entanto, o sistema Bio-Hybrid poderá proporcionar um ganho adicional de potência e torque. A transmissão continuará sendo a CVT, que simula sete marchas.

Foto principal | Talles Fiuza

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira como foi nosso primeiro contato com o Citroën Ami Buggy:

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -