Substituto de Mobi e da atual geração do Argo, o novo hatch da marca italiana tem seu nome de batismo guardado a sete chaves
Desde janeiro de 2022 o Autos Segredos, já afirmava que o novo hatch da Fiat que na época era chamado de Projeto 328 ou Argo Next Gen seria descendente direto do novo Panda. E na prática, apenas pequenos detalhes e provavelmente o nome é o que diferenciará o modelo italiano do brasileiro.
VEJA TAMBÉM:
- PLATAFORMA CMP TAMBÉM DARÁ ORIGEM AOS NOVOS PULSE E FASTBACK
- CONFIRA AS NOVIDADES DA FIAT TITANO 2026
O novo hatch da Fiat que por ora vamos chamar de novo Argo terá seu Start of Production, o famoso SOP em janeiro de 2026, conforme apontam nossas apurações. O que se pressupõe que seu lançamento ocorrerá no primeiro semestre do próximo ano.
A carroceria do Grande Panda brasileiro e sua base CMP/Smart Car do Citroën C3 é a mesma do modelo italiano. Esta nova plataforma será compartilhada com todos os compactos das marcas do Grupo Stellantis.
A única mudança em relação ao Grande Panda italiano é que o brasileiro não terá o nome Panda estampado nas laterais, ficando com as estampagens das portas lisas. O que já é um indício que o nome Panda está descartada para batizar o hatch do Projeto F1H.
Assim como o europeu, as versões 1.0 Firefly terão faróis mais simples com desenho convencional. Já as versões T200 Hybrid do novo hatch da Fiat seguem o estilo do Grande Panda com os faróis compostos pelos quadradinhos de luzes de LED.
De resto, o Grande Panda brasileiro (novo Argo) será idêntico ao irmão italiano, incluindo o mesmo .
Os primeiros protótipos com partes da carroceria do Grande Panda e alguns elementos do Citroën C3 já rodam em testes no Brasil. Para meados deste ano, a engenharia da Stellantis deve começar a testar protótipos com suas carrocerias definitivas.
O Autos Segredos apurou que recentemente, a marca ou com uma carroceria do hatch do Projeto F1H na linha de produção da fábrica de Betim (MG) para ver quais seriam as mudanças necessárias para receber o novo modelo. E isso não serve somente para ver questões dos ferramentais, nesta etapa até mesmo a ergonomia dos trabalhadores da montagem é estudada.
As unidades pré-série do novo hatch que é conhecido pelos codinomes Argo Next Gen, Projeto 328 e também por Projeto F1H devem ser montadas no último trimestre deste ano.
Motores
O novo Fiat Argo terá versões equipadas com o motor 1.0 Firefly e também versões com sistema híbrido T200 dos irmãos Pulse e Fastback.
O motor 1.0 Firefly entrega 71 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina. Com etanol, a potência agora é de 75 cv a 6.000 rpm e torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm. O motor será ligado ao câmbio manual de cinco velocidades.
O novo Fiat Argo (Grande Panda) terá o sistema híbrido leve (MHEV) em versões mais caras. Ele associa o motor elétrico multifuncional ao térmico T200 que manterá as mesmas potências atuais nos Peugeot 208 e 2008 GT híbridos, fornecendo potências de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, já o torque comum aos dois combustíveis é de 20,4 kgfm. O câmbio segue o CVT que simula sete marchas.
Como é o novo Fiat Argo (Grande Panda)
As linhas do Fiat Grande Panda (novo Argo) também remetem à primeira geração do Panda. Na frente, o hatch que tem porte de SUV, tem capô bem paralelo ao chão, os faróis são integrados à grade principal. O para-choque dianteiro tem uma enorme entrada de ar na parte inferior, o visual se completa com um skid plate em tom cinza.
De lado, o novo modelo tem linhas bem quadradas, com para-lamas bem salientes que recebem molduras em preto. O nome Panda fica estampado na parte inferior das portas. Por aqui, a marca deve optar pela mesma solução, com nome de batismo estampado na lataria.







Na traseira, as lanternas em LED são uma clara homenagem ao primeiro Panda. A tampa do porta-malas tem duas seções, sendo que a parte inferior é mais saliente para compor o visual com o para-choque. O nome Fiat fica estampado na lataria.
O novo Fiat Argo (Grande Panda) tem 3,99 metros de comprimento, 1,57 m de altura, 1,76 m de largura e 2,54 m de distância de entre-eixos. O porta-malas é nem generoso com 413 litros de capacidade para versões a combustão.
Quem vai e quem fica?
O novo Argo (Grande Panda/Projeto F1H) chegará ao mercado para substituir o Mobi e o Argo. No entanto, os dois hatches não sairão de linha de imediato. O primeiro a partir deverá ser justamente o Fiat Mobi, que é um projeto mais antigo e derivado do Uno de 2010. Neste cenário, o antigo Argo ficaria como carro de entrada da marca no Brasil com versões reduzidas a motorização 1.0 Firefly.
Projeção principal | João Kleber Amaral/Especial para o Autos Segredos
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira flagra exclusivo da Fiat Titano 2026: