Aporte anunciado neste ano servirá para lançar as novas gerações do Argo, Pulse e Fastback
A Fiat apostará numa linha composta por SUVs nos próximos anos. O aporte de R$ 30 bilhões da Stellantis será usado para o desenvolvimento dos novos Argo que ará a ser um SUV e também para as novas gerações do Pulse e do Fiat Fastback.
Em comum, os três serão construídos a partir da plataforma CMP usada pela Peugeot e Citroën. Nos próximos anos, a base será mandatória na fábrica da Stellantis em Betim (MG).
Outro ponto importante nos novos modelos é que eles serão praticamente os mesmos carros europeus da marca.
Argo Next Gen
O novo Argo, por exemplo, é chamado internamente por três codinomes Projeto 328, F1H e também de Argo Next Gen. Apesar do nome do projeto remeter ao Argo, não está certo que ele será batizado como tal. O novo modelo foi antecipado pelo Autos Segredos em 3 de setembro de 2022.
Mas o que está confirmado é que ele é irmão direto do novo Panda que será apresentado na Europa entre fim de 2024 e começo de 2025. Apenas alguns detalhes de acabamento diferenciam o modelo nacional do europeu.
No Brasil, o SUV que surgirá do Projeto 328/F1H já está com desenvolvimento bem adiantado para fazer sua estreia entre o fim de 2025 e começo de 2026.
O Argo SUV terá em versões de entrada o motor 1.0 Turbo Flex que em números atuais entrega 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. O torque comum aos dois combustíveis é de 20,4 kgfm. O câmbio é o automático CVT que simula sete marchas virtuais.
O SUV também terá versões com a tecnologia Bio-Hybrid, mas como já mencionamos acima, ele poderá ser o primeiro Fiat híbrido plug-in produzido no Brasil.
Novos Fiat Pulse e Fastback
A Fiat também trabalha nas novas gerações do Pulse e do Fastback que serão produzidos a partir da plataforma CMP. Na Europa, ele dará origem a nova família Tipo.
O novo Pulse é chamado de Projeto F2U e o novo Fastback é conhecido internamente por Projeto F2X.
Assim como o Argo Next Gen, os novos Pulse e Fastback serão produzidos a partir da plataforma CMP.
Em relação a motorização, os novos modelos terão conjuntos híbridos e elétricos, na Europa e no Brasil.
O Autos Segredos apurou que apesar dos desenhos bem futuristas dos conceitos revelados em fevereiro.










As linhas dos modelos de produção remetem aos conceitos. O Fastback, por exemplo, terá traseira bem similar ao conceito.
A nova geração do Pulse deve estrear entre 2026 e 2027 e o Fastback fará sua estreia no Brasil, entre 2027 e 2028.
Foto principal | Fiat/Divulgação
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Novo Citroën C3 terá motor Turbo 200 na linha 2025: