Terceiro produto do complexo industrial de Gravataí será produzido a partir da mesma plataforma GEM dos Chevrolet Onix e Onix Plus
A General Motors anunciou em janeiro que fará investimentos de R$ 7 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028. O Autos Segredos apurou que parte do aporte será destinado a fábrica de Gravataí (RS) para produção do SUV do Chevrolet Onix, chamado por enquanto de Projeto Carbon. O investimento também será destinado a reestilização da linha Onix.
O novo SUV chegará para atuar no segmento de entrada onde hoje atuam o Renault Kardian e Fiat Pulse e futuramente o SUV da Volkswagen conhecido por enquanto pelo codinome Projeto VW 246. O novo modelo foi antecipado pelo Autos Segredos em fevereiro de 2023.
VEJA TAMBÉM:
- CHEVROLET S10 2025: VEJA ITENS DE SÉRIE E VERSÕES
- CONFIRA NOSSO PRIMEIRO CONTATO COM A CHEVROLET S10 2025
Neste semestre, a marca começa a preparar as linhas de produção de Gravataí (RS) para a produção de Onix e Onix Plus que serão reestilizados em 2025, a GM também já irá iniciar os trabalhos para fabricação do terceiro produto da unidade.
O SUV do Chevrolet Onix, chamado por enquanto de Projeto Carbon fará sua estreia em 2026, ele terá dianteira e traseira exclusivas. Na frente, o modelo terá novos para-lamas, frontal e capô mais altos para ter “cara” de SUV. Faróis e para-choque seguirão a nova identidade visual da marca e podem contar com o conjunto ótico duplo. Na traseira, a tampa do porta-malas será redesenhada.
A plataforma será GEM, já usado pela linha Onix, Tracker e Montana, tudo indica que o monobloco será o mesmo do hatch, mas as estampagens de portas será exclusiva para ajudar a distanciá-lo do Onix.
O interior do novo SUV do Projeto Carbon será completamente reformulado para não aproveitar nada da linha Onix. Forrações de portas, bancos e serão exclusivos. Além disso, o modelo terá um quadro de instrumentos 100% digital integrado à central multimídia.
Em termos de dimensões, o novo SUV do Onix será similar ao hatch, mantendo a largura de 1,73 metros e o entre-eixos de 2,55 metros. A altura deve aumentar ligeiramente devido a ajustes na suspensão, mas não deve ultraar muito os 1,73 metros do hatch. O comprimento também será um pouco maior, principalmente por conta dos novos para-choques, mas não deve fugir muito dos 4,16 metros do Onix.
Segurança
Seguindo o padrão da plataforma GEM, o SUV do Onix virá equipado com seis airbags de série, além dos freios com assistência ABS, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, todos obrigatórios. Ele também terá itens de auxílio à condução ADAS, como frenagem automática de emergência, alerta de colisão, entre outros itens.
Projeto Carbon terá sistema híbrido
O novo SUV compacto da Chevrolet manterá o motor 1.0 de três cilindros Turbo Flex, já presente nos modelos Onix e Onix Plus. Atualmente, esse motor oferece 116 cv de potência máxima a 5.500 rpm, independentemente de estar abastecido com gasolina ou etanol. O torque é de 16,3 kgfm (gasolina) a 2.000 rpm e 16,8 kgfm (etanol) a 2.000 rpm.
Com a implementação do Proconve L8 em 2025, o motor ará por atualizações que afetarão os valores de potência e torque, além de receber injeção direta de combustível.
O SUV do Projeto Carbon já nascerá com tecnologia híbrida. A estreia será em 2025 com o lançamento do Tracker reestilizado.
Foto principal | Chevrolet/Divulgação
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira nosso primeiro contato com a nova Chevrolet S10 Z71 2025: