O flagra apesar da camuflagem zebrada contribui bastante para ver as linhas do novo para-choque. As demais versões terão visual diferenciado em relação a versão Sporting. Mas uma mudança será única para todas as opções, o Uno 2017 perderá os famosos quadradinhos que estavam presentes desde o lançamento do modelo 2010. O para-choque da versão esportiva está com linhas mais agressivas e ganhou uma grade com três filetes. Os faróis de neblina estão mais destacadas nas extremidades do para-choque. No interior o também terá pequenos retoques visuais.
Além dos motores, o Uno deixará de usar a direção hidráulica e ará a contar com direção elétrica. O sistema Start&Stop que hoje está disponível somente para uma versão será estendido para outras versões, inclusive para motorizações 1.0.
O compacto contará com os controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR). Com o ESP a estabilidade e a tração do veículo são controladas automaticamente para que o veículo não saia do seu trajeto. O sistema percebe quando o carro fica instável e reage em uma fração de segundo, acionando freios ou reduzindo o torque de acordo com a situação. Já o ASR é um sistema de controle de tração que impede que o veículo derrape na partida ou em situações de pouca aderência da pista. As versões com motorização 1.3 terão os ESP e ASR de série, já para as opções 1.0 deverão ser ofertados como opcionais.
Os motores GSE foram antecipados com exclusividade pelo Autos Segredos em março e abril do ano ado. Na engenharia e junto a fornecedores o motor de maior cilindrada é chamado de 1.3, porém, a marca poderá arredondar e o chamar de 1.4.
Todo motor GSE terá duas válvulas por cilindro. Então, teremos o 1.0 de três cilindros com seis válvulas e o 1.4 de quatro cilindros com oito. Ambos os motores serão construídos em alumínio e terão comando por corrente.
O 1.0 terá potência na casa dos 80cv e o torque máximo na casa dos 10kgfm. Entretanto, a curva de torque do propulsor é maior em todas as faixas de rotação que alguns dos concorrentes diretos. A ideia é privilegiar o uso do consumidor comum, que dificilmente a dos 3.500rpm no seu uso diário. Há menos perda de potência por atrito quando o motor trabalha em giros menores.
O motor 1.0 GSE será usado em 2017 pelo Mobi nas versões normais e na aventureira Way.
Já o 1.4 terá potência acima dos 100cv e torque por volta dos 14kgfm. Este motor será usado por Uno, Palio e pela nova geração do Punto. A estreia está prevista para 2016. Já existe planos para que o motor 1.4 GSE tenha versão turbo futuramente. Neste caso, o cabeçote aria a ter 16 válvulas. É quase a mesma dança dos cabeçotes que se via no início dos motores 1.0 e 1.3 Fire…
O Uno também ganhará mais conteúdo tecnológico, principalmente nas versões 1.3 que deverá receber central multimídia de série, vidros elétricos nas quatro portas e outros itens de série.
Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos